Até quando teremos spam por telemarketing?

Temos que concordar: spam é muito inconveniente em nossa caixa de mensagens. Temos que concordar também que, receber ligações NÃO AUTORIZADAS de telemarketing é ainda mais inconveniente do que mensagens não autorizadas por e-mail. Será que aqueles que praticam esse tipo de negócio não podem deixar os consumidores em paz? É lamentável estratégias como essa em nosso viver.

No e-mail, até que conseguimos ignorar e, simplesmente, apagamos mensagens inconvenientes. Os maiores serviços de correio eletrônico ajudam em muito para descartar esse tipo de mensagens, de forma automática, sendo que, alguns desses serviços os denominam, de forma corretíssima, lixo.

Mas com o telemarketing é diferente. A maioria dos clientes de telefone fixo não tem identificador de chamadas e, quando o telefone toca, pensamos que seja uma pessoa importante, um parente, um familiar, mas, infelizmente, é uma oferta vinda por telemarketing.

Assim, esse pessoal fica torturando nossos ouvidos e nossa consciência com chavões de marketing irritante, querem falar com o dono da linha, querem empurrar toda sorte de bugigangas, como se vivêssemos sustentados por inutilidades que essa corja de marqueteiros do telefone quer nos forçar a comprar.

O pior de tudo é que, empresas grandes se formam em torno deste mercado sem graça do telemarketing. Fazem uma lavagem cerebral em pessoas que chamam de funcionários, para que aprendam a torturar os clientes de telefonia, os quais, já vivem em uma sociedade de estresse, de nervos aflorados à pele, que têm ainda que aturar os marqueteiros do marketing via telefone.

O que mais entristece nessa história toda é que o ser humano não tem o direito de usufruir um de seus mais importantes bens que a humanidade lhe conferiu: o direito à privacidade. Já pensou se aderíssemos a todos as ofertas que recebemos via telemarketing? Precisaríamos trabalhar 24 horas por dia, somente para pagar a tudo isso.

Lamentável mesmo, e para tornar esse tipo de coisa ainda mais lamentável, as próprias operadoras vendem espaços de spam via telefone, para quem quer comprar. Neste caso, você compra um pacote de pseudo publicidade, o cliente grava uma propaganda na forma de mensagem e, a operadora, dispara a gravação para todos os clientes. ISSO É UM HORROR. Mais horripilante ainda é quando a gravação é de um político, candidato em anos eleitorais (esses políticos nunca ligam após a eleição para agradecer).

Como ética é uma palavra que não se leva muito a sério quando existe eminência de dinheiro à frente, o abuso no uso do telemarketing é um dos fatores que faz parte dos medos que não tínhamos antes do século XXI.

Como sobreviver em uma sociedade que é emburrecida por marqueteiros e multinacionais monopolistas, vorazes, que enriquecem às custas da exploração e do esgotamento emocional de seus habitantes? Vamos fazer nossas próprias reflexões e tentar descobrir uma resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*